
A puericultura quer diz: puer = criança e cultura = criação, cuidado feito por alguma pessoa.
Ele foi utilizado pela primeira vez por Ballexserd, em 1762 no seu livro chamado de Tratado de Puericultura, onde ele falava sobre regras de higiene das crianças. Depois ela ganhou força com o médico Francês Caron em 1865, onde foi publicado um manual chamado “A puericultura”, surgindo dai os pilares da puericultura: a prevenção e a educação em saúde.
A puericultura tem como objetivo principal, acolher todas as crianças, promovendo e protegendo através de uma atenção integral, compreendendo a criança como um ser em desenvolvimento com suas particularidades.
Ela demanda um acompanhamento periódico e sistemático das crianças para avaliação de seu crescimento e desenvolvimento, atualização do esquema vacinal, orientações aos pais sobre a prevenção de acidentes, aleitamento materno, higiene individual e ambiental, assim como pela identificação precoce dos agravos, com vistas à intervenção efetiva e apropriada.
Atendimento em puericultura
Tanto o enfermeiro quanto o médico atuam no acompanhamento do desenvolvimento da criança, já que os dois contam com especialidade nessa área. Devem-se desenvolver ações de promoção à saúde e prevenção de doenças recorrentes desse período de vida:
- Estimular o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida
- Garantir a aplicação das vacinas do esquema básico de imunização;
- Realizar vigilância do crescimento e desenvolvimento;
- Orientar a respeito de como prevenir acidentes de acordo com a faixa etária da criança;
- Avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor;
- Avaliação da função auditiva;
Acompanhando o desenvolvimento na puericultura
O acompanhamento do desenvolvimento da criança na atenção básica objetiva sua promoção, proteção e a detecção precoce de alterações passíveis de modificação que possam repercutir em sua vida futura. Isso ocorre principalmente por meio de ações educativas e de acompanhamento integral da saúde da criança.
A criança deve atravessar cada estádio segundo uma sequência regular, ou seja, os estádios de desenvolvimento cognitivo são sequenciais. Se a criança não for estimulada ou motivada no devido momento, ela não conseguirá superar o atraso do seu desenvolvimento.
Afinal, o desenvolvimento infantil se dá à medida que a criança vai crescendo e vai se desenvolvendo de acordo com os meios onde vive e os estímulos deles recebido.